dezembro 19, 2010

-Campos de força existem?


Assistindo a Star Trek, me questionei se campos de força existiam, ou haviam protótipos do mesmo.

Então, como todo bom usuário de internet, fiz uma pesquisa no Google, procurando sobre o mesmo. Eis o resultado:

Atualmente existem dois tipos de campo de força, sendo um deles bélico e funcional, e outro apenas um protótipo, porém, para fins não bélicos.


O primeiro, que não é exatamente um campo de força, porém é considerado um, é o 'ARENA'. Este sistema proteje os veiculos de guerra, eliminando a ameaça antes do contato com o alvo. O sistema tem um alcance de 50 metros do veículo a defender, e detona a munição em torno de 1,5 metros (1,6 m) da ameaça. Ele irá detectar qualquer ameaça que se aproxime do veículo a uma velocidade de 70 metros por segundo até 700 metros por segundo, e pode detectar alvos falsos, como projéteis que não se dirigem ao veículo de combate, aves e projéteis de pequeno calibre.

Ao detectar uma ameaça (missel), em um tempo de resposta de cerca de 0,05 segundos, o computador seleciona uma das cargas explosivas de proteção instalada no veículo, calcula a trajetória do missil baseado nos parâmetros de voô (o radar identifica inclusive o vento para o cálculo) e velocidade detectada, tanto da ameaça como do alvo, e finalmente dispara a carga. Após disparada, esta carga explode, liberando fragmentos que criam uma espécie de manto, eliminando a ameaça.

O missil até chega a atingir o alvo, porém, já estará desarmado e tão danificado que não fará nenhum dano considerável.

Abaixo um video demonstrando:



Quanto ao outro campo de força (não bélico), seria o mais próximo ao da ficção. Baseado em fusão nuclear, um equipamento 'portátil' gera uma magnotosfera artificial, capaz de bloquear as radiações espaciais, muito semelhante a que nosso planeta possui para se proteger dos ventos e tempestades solares.

Este equipamento seria utilizado em naves espaciais, para missões que demorassem tempo considerável, expondo os tripulantes aos ricos gerados pela radiação espacial.

Porém, este tipo de campo não protege contra misseis, projéteis, tijolos ou bumerangues.

Claro que podem haver campos de força mais sofisticados existindo hoje de forma secreta, tendo em vista que seria uma tecnologia bélica que tornaria o país proprietário extremamente poderoso.

0 comentários:

Postar um comentário